Centro histórico

Património da Humanidade, a cidade do Porto é um dos destinos mais fascinantes mas menos conhecidos da Europa. A sua arquitectura magnífica e extraordinária localização nas margens do Rio Douro, constituem uma das mais memoráveis e comoventes paisagens urbanas do Mundo.
Cidade de tradições mercantis, o Porto possui um importante porto marítimo. Os seus elegantes e imponentes edifícios testemunham a visão e o espírito empreendedor dos seus característicos habitantes, com o seu inconfundível sotaque, sentido de humor e arte de bem receber.

As Caves de Vinho do Porto constituem uma das maiores e mais interessantes atracções da cidade. Um curto passeio pelo Centro Histórico, Património Mundial da Humanidade, oferece igualmente uma experiência fascinante.

A extraordinária arquitectura de edifícios como a Catedral, a Torre dos Clérigos, a Estação de São Bento e o antigo Palácio da Bolsa, coexistem com lojas e ofícios tradicionais, elegantes cafés e o ambiente animado e autêntico das ruas. A zona histórica é também palco para espectaculares e insólitos eventos, como as Festas de São João.

O calendário cultural do Porto inclui o festival de cinema Fantasporto, Serralves em Festa e exibições de arte contemporânea, música e dança. De destacar ainda os completos e variados programas, com exibições e performances de artistas e músicos Portugueses e Internacionais realizados na Casa da Música, em teatros e em galerias.

A cidade do Porto é também reconhecida como a cidade que vive e aprecia a sua gastronomia, onde alguns dos maiscélebres Chefes portugueses desenvolvem os seus talentos. A cidade é também reconhecida pela sua vibrante vidanocturna, com diversos bares que estão na moda e clubes em permanente actividade com actuações ao vivo.

O Porto é a porta de entrada para uma das mais importantes zonas europeias de produção de moda, roupa e calçado. As lojas da cidade e os seus centros comerciais constituem uma verdadeira atracção para efectuar compras.

O Porto é, acima de tudo, uma cidade de encantos escondidos, de pequenas praças e jardins, mercados tradicionais e museus invulgares. É uma cidade constituída por vários distritos e bairros, cada um com um carácter autêntico e próprio.